Conferência de Abertura:

MEDIEVALIST IMAGES AND THE MAKING OF MEANING
Lesley Coote
U of Hull, UK
Adaptando uma frase do teórico de cinema Patrick Fuery, o que “olhamos” e “lemos” imagens é uma questão de como formulamos relações de significado e subjetividade/identidade. Isso é muito verdadeiro para imagens neo/medievalistas. Tais imagens estão presentes para nós em uma ampla variedade de formas: formas bidimensionais como fotos, logotipos e publicidade, novelas gráficas/histórias em quadrinhos (estática), filmes, programas de jogos digitais e telas holográficas (em movimento); e formas tridimensionais como objetos e artefatos (originais e reproduzidos), têxteis, cosplay e reencenação, e outras formas de performance - que se movem ao nosso redor ou nós ao redor deles. A recente popularidade da fantasia aumentou o perfil dessas coisas. É um assunto tão amplo que é impossível cobrir em um único artigo, então este se concentra nessas relações de significado e subjetividade. Ele emprega uma ampla variedade de exemplos e utiliza ideias mais frequentemente associadas a estudos de filmes para examinar como as imagens neo/medievalistas “funcionam” para o sujeito que as vê, como as vemos e onde está seu poder (se houver).
Informações adicionais:
- Essa atividade possui capacidade máxima de 100 inscritos na sala do Zoom, mas será transmitida ao vivo pelo YouTube para todos os demais interessados.
- A palestra será totalmente em INGLÊS, sem tradução simultânea. Entretanto, nossa equipe estará à disposição para ajudar com a tradução de perguntas ou respostas para o Português ou Espanhol.